Parque da Residência
- Andressa Azevedo
- 16 de ago. de 2015
- 3 min de leitura
Olá,
Nas férias de julho, eu passei uns dias em Belém visitando a minha irmã. E em um domingo fomos parar no Parque da Residência, eu amei! Ele foi a residência oficial dos governadores do Pará a partir de 1934. É um parque pequeno e tranquilo, a entrada é franca e é aberto 24h de acordo com alguns sites (eu fui umas 16h). Fiquei encantada, parece um pedacinho modesto de alguns jardins europeus no meio de Belém, as construções têm aquele estilinho clássico que sempre me fascinou.
Do início ao fim, o parque é pavimentado por pedras portuguesas, nomeada de Passagem das Icamiabas.

E a primeira parada é a Estação Gasômetro. Sua antiga estrutura de ferro pertenceu à Companhia de Gás do Pará. Mas desde 1997, abriga um teatro com 400 lugares e um espaço privilegiado para eventos diversos. Infelizmente, quando eu fui estava fechada e tenho a leve suspeita que está desativada. Porém valeu a pena ver aquele Cadillac maravilhoso por entre as estruturas de vidro da estação.

Confesso que eu fiquei procurando o Anfiteatro kkkkk. Só depois que percebi que era na frente da Estação Gasômetro, não achei grande coisa, deve ser mais especial quando tem peças de teatro ou apresentações musicais ao ar livre.

Na Praça do trem, um vagão de trem da antiga estrada de ferro Belém-Bragança, que tantas vezes transportou o governador Magalhães Barata pelo interior do estado, agora permite ao visitante do parque aproveitar o clima de “Belém-província” ao melhor sabor da terra: em forma de sorvetes. Quando eu fui, a sorveteria estava fechada, não sei que se era o horário ou se está desativada. Uma pena, era um lugar perfeito para tomar um sorvete delicioso.

Enquanto eu andava senti um cheiro maravilhoso, era uma restaurante chamado Restô do Parque. Pena que já tínhamos almoçado, mas imagina almoçar naquele restaurante e depois dar um passeio por aquele parque? Programa perfeito na minha opinião! Não sei o porquê de eu não ter tirado foto do restaurante :(.
A Sociedade Paraense de orquidófilos, criada em 1962, tem sua sede no Parque da Residência. O Orquidário do parque, com mais de 400 espécies, é símbolo da beleza exótica da região. É pequeninho, mas extremamente charmoso.

Outra atração é o Coreto Pavilhão Frederico Rhossard, uma homenagem ao poeta paraense. Tinha duas meninas sentadas conversando lá, achei ótimo pra botar as fofocas em dia com a melhor amiga ;).

E na Praça das águas (fiquei procurando as águas, só depois achei um córrego e uma espécie de cascata kkkk), a estátua do também poeta paraense Rui Barata, olha pensativa para o parque segurando eternamente o livro “O nativo de câncer”. (Na foto, participação especial da minha irmã e meu cunhado kkkk)

Eu gostei muito do lugar e indico para todo mundo que more ou esteja de passagem em Belém. Ah, além disso, se no domingo tinha pouquíssima gente, quer dizer que lá é sempre tranquilo, o que é ótimo! Com certeza vou voltar.
Informações
Estacionamento: Sim.
Detalhes: Aberto 24h, Acesso para deficientes, Aceita cachorros, Mesas ao ar livre.
Bom para:
• Encontros românticos
• Família
Tipo de ambiente: Descontraído
Endereço: Av Governador Magalhães Barata, 830, São Brás - Belém , PA - Brasil - 66063-240
RESTÔ DO PARQUE
Restaurante
Especialidade: variada/bufê
De R$ 26,00 a R$ 50,00
Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo, das 12h às 15h30
Formas de pagamento: Cartões de Crédito: American Express, Diners, Elo, Mastercard, Visa; Cartões de Débito: Maestro, Rede Shop, Visa Electron
SERVIÇOS DISPONÍVEIS
Ar-condicionado
Servem vinho em taça
Comments